Total de visualizações de página

quinta-feira, 2 de junho de 2011

Deputados apoiam ampliação das competências das guardas municipais


Dep. Arnaldo Faria De Sá (PTB-SP, relator)
Faria de Sá: lobby contrário da PM atrapalha votação da PEC.


Parlamentares defenderam nesta terça-feira a aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 534/02, do Senado, que amplia as competências das guardas municipais. O tema foi discutido em seminário sobre guardas municipais e segurança pública promovido pela Comissão de Legislação Participativa.
A proposta, que já foi aprovada em comissão especial e está pronta para ser votada pelo Plenário, autoriza as guardas municipais a atuar na proteção da população. Atualmente, a instituição pode trabalhar somente no resguardo de bens, serviços e instalações municipais.
Para o relator do texto, deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB-SP), há dois problemas que impedem a votação da PEC. O primeiro é a falta de mobilização dos próprios profissionais das guardas para pressionar os deputados a colocarem a proposta na pauta do Plenário. O outro item que impede a votação, na opinião do relator, é o lobby de setores da Polícia Militar (PM) contra a ampliação das atividades da guarda municipal.
“Todo coronel da PM da ativa é contra as guardas municipais, mas quando vai para reserva quer ser comandante dessas guardas”, afirmou Faria de Sá. Ele destacou que a PEC 534/02 está mais adiantada em relação a outras medidas sobre segurança (como as PECs 300/08, que trata do piso salarial de policiais e bombeiros, e 308/04, que cria as polícias penitenciárias federal e estaduais).
Frente Parlamentar
O deputado Vicentinho (PT-SP) também pediu aos guardas municipais que se mobilizem para cobrar dos parlamentares a aprovação da PEC e para relançar a frente parlamentar pró-guarda municipal, da qual ele era presidente. “A aprovação da regulamentação da categoria vai depender muito mais de nós. Precisamos de mais unidade, de atos unificados. A causa é mais ampla que os partidos”, declarou. Atualmente, há 139 assinaturas das 171 necessárias para a reinstalação da frente.
Já o deputado Delegado Waldir (PSDB-GO) sustentou que toda guarda municipal deve ser armada. Atualmente, o Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/03) prevê o porte de armas apenas para guardas municipais de cidades com mais de 50 mil habitantes. “Somos defensores de uma guarda forte, ao lado do cidadão, para ser policia comunitária e ostensiva em defesa da vida.”
Políticas de segurança
Segundo o presidente da Câmara, Marco Maia, a inserção da categoria no debate sobre segurança pública é fundamental para a reformulação das políticas públicas para a área.
Maia afirmou que uma das alternativas para resolver os problemas na área de segurança é dotar estados e municípios de condições adequadas para atuar na prevenção e no combate à violência e ao crime. E a atuação dos municípios, segundo ele, depende diretamente do trabalho das guardas municipais.
Comissão especial
A Câmara instalará comissão especial sobre segurança pública, cujos trabalhos devem incluir a análise do papel das guardas municipais no sistema brasileiro de segurança pública. O início dos trabalhos do colegiado, criado em abril, ainda depende da indicação dos integrantes pelos partidos.
Para o presidente da organização não governamental SOS Segurança Dá Vida, Maurício Domingues da Silva, que propôs a realização do seminário, de nada adianta fazer debates sobre as guardas municipais em diferentes cidades se não for feito um trabalho específico em Brasília. “Precisamos pôr na cabeça do parlamentar que o dever da polícia é muito mais do que as polícias estaduais estão fazendo.”
O seminário prosseguirá nesta tarde, no auditório Nereu Ramos. Na pauta do evento estão a capacitação das guardas municipais e o histórico das atribuições de seus profissionais.
Saiba mais sobre a tramitação de PECs.

GUARDAS CIVIS SÃO HOMENAGEADOS PELO EXÉRCITO

 Os inspetores da Guarda Civil Municipal de Juazeiro do Norte, Eduardo e Everton foram homenageados pelos coordenadores do Tiro de Guerra local, Sub Ten Wilberçon e 1º Sgt Damian, com a comenda de colaboradores daquela unidade por terem ministrado aos novos atiradores o curso Noções de Defesa Pessoal com 03 (tres) dias de duração.
A realização do curso veio mais uma vez comprovar a interação da Guarda Municipal com o Tiro de Guerra local e reforçar o bom realcionamento entre as duas instituições. Disse o Inspetor Eduardo.






Evento no mes de Maio em razão da semana do exercito intrução de controle de perimetro do TIRO DE GUERRA 10005 Juazeiro do Norte,CE.
Foi ministrado pelo inspetor Eduardo especialista em tonfa e defesa pessoal urbana e o inspetor Everton instrutor de jiu-Jitsu para os atiradores com duração de 03 dias. Uma parceria do tiro de guerra e a Guarda Civil Municipal e os instrutores do referido quartel na pessoa do sub ten. Wilberçon e do 1º sgt Damian recebendo a comenda de colaboradores do TIRO DE GUERRA 10.005.