Total de visualizações de página

terça-feira, 27 de novembro de 2012

Juazeiro-CE: Fundador do Bope visita Guarda Municipal de Juazeiro do Norte-CE

    
     

Coronel Amendola á esquerda, acompanhado dos Guardas Dantas e Sampaio


   A Guarda Municipal de Juazeiro do Norte-CE recebeu a ilustre visita do ex- Coronel da Policia Militar, Paulo César Amendola, criador do BOPE (Batalhão de Operações Policiais Especiais), e primeiro Comandante da Guarda Municipal do Rio de Janeiro em 1993.
   O coronel Amendola conheceu as instalações e o funcionamento da Guarda Municipal de Juazeiro acompanhado pelos Guardas Civis Dantas e Sampaio, que explicaram o funcionamento e a atuação da Guarda de Juazeiro do Norte, além de mostrar os equipamentos adquiridos junto ao PRONASCI (viaturas, escudos e capacetes balisticos, HT´S, rádio-comunicadores, tonfas, algemas entre outros).



Coronel Amendola, criador do Bope e ex diretor da GM Rio
    
    Durante a visita o Coronel elogiou o funcionamento e a estrutura , além do padrão dos uniformes da Guarda Municipal e disse que a cor azul (padrão) foi modificada no Rio em decorrência da semelhança dos uniformes com as cores da policia militar. Disse ainda que foi ele quem introduziu a Guarda Municipal carioca nas funções de trânsito e que enfrentou resistência da critica por acharem que a Guarda não podia atuar no trânsito.
    O destaque da conversa não foram os elogios atribuídos a Guarda de Juazeiro do Norte, mas sim a opinião do Coronel que os Municipios estarão brevemente inseridos na Segurança Pública.


   
Guarda Municipal do Rio de Janeiro



   A admissão dessa realidade por um militar é muito importante, mas  os Municípios já participam da Segurança de fato, e de direito também, pois a legislação é interpretada de maneira erronea pelos Prefeitos, parte  da Policia e alguns juristas,  que buscam isentar os Municípios de uma responsabilidade, que já é atribuída a ele, em diversos pontos da Constituição. "Grifo nosso"      
  
Fonte: GCM Marcelo
Foto: GCM Sampaio