Total de visualizações de página

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Secretário diz que GUARDAS MUNICIPAIS são bem-vindas


O secretário de Segurança Pública e Cidadania do Estado do Ceará, coronel Francisco Bezerra, lembra que a criação das secretarias municipais são de iniciativa exclusiva do poder municipal. Bezerra cita que os municípios não têm “a faculdade constitucional de fazer atividades de segurança pública”, mas a contribuição “em vários aspectos é bem-vinda”.

“A simples presença (de guardas) inibe pequenos delitos”, avalia Bezerra. Para o secretário é importante o envolvimento dos governos municipais em ações como campanhas em escolas, promoção de desarmamento e educação contra as drogas.

Questionado se a presença das guardas municipais não viria para suprir a ausência da polícia, o secretário discorda e argumenta que não é este o papel das forças municipais, já que andam desarmadas. “O maior número de policiais fica em Fortaleza, onde também há a maior guarda. A capacidade de desenvolver promoção da segurança pública é exclusivo do Estado”, expõe.

Na avaliação do secretário, a criação de forças municipais será maior, por conta do estímulo financeiro do Governo Federal. “A criação de sistemas de videomonitoramento (pelos municípios) é uma contribuição imensa para a segurança pública”, cita Bezerra.

Fonte: Jornal O Povo