Total de visualizações de página

segunda-feira, 8 de agosto de 2011

Seminário Internacional vai debater a violência contra a mulher em Juazeiro do Norte

AMB denuncia violência contra a mulher em seminário internacional



Rafael Secunho
A AMB promove, nos próximos dias 11 e 12 de agosto, o 1º Seminário Internacional de Direitos da Mulher, na cidade de Juazeiro do Norte, no Ceará, para denunciar e debater a violência doméstica. O evento marca o aniversário de cinco anos da Lei Maria da Penha e retoma a discussão sobre a violência contra a mulher, que ainda está presente em quase todas as regiões do País, e as sequelas deixadas por esse tipo de crime.
O evento internacional é coordenado pela Secretaria de Assuntos da Mulher Magistrada da entidade, que foi criada pelo Presidente da AMB, Nelson Calandra, e é coordenada pela Desembargadora cearense Sérgia Miranda. “O nosso objetivo é discutir essa questão e encontrar formas de enfrentá-la. Queremos ajudar essas vítimas a ter mais coragem de denunciar seus agressores”, apontou Sérgia Miranda.  A Ministra Ellen Gracie, do Supremo Tribunal Federal, já confirmou a participação e será a presidente de honra do Seminário.
O encontro é dirigido a Magistrados, membros do Ministério Público, Advogados, membros de ONGs que atuam na área, estudantes universitários, entre outros. Serão cerca de 300 participantes que poderão assistir a uma vasta programação técnica, com palestras de diversos nomes do Judiciário, da Psicologia, do Governo e membros do Governo Federal.
 A Defensora pública Mônica Barroso, da Coordenadoria de Políticas Públicas para a Mulher do Governo do Estado do Ceará, e o conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Jorge Hélio, serão alguns dos palestrantes. Para mais informações e acesso à programação completa do evento, clique no banner do Seminário.
Estatísticas
Segundo pesquisa da Fundação Perseu Abramo, a cada dois minutos, cinco mulheres são agredidas no Brasil. O estudo ouviu 2.365 mulheres em 25 estados e constatou a triste realidade ainda presente em diversos lares. Ainda segundo a pesquisa, pelo menos 40% das mulheres ouvidas já sofreram algum tipo de violência estimulada, que consiste na violência física ou verbal, controle e cerceamento, assédio, entre outros.


Fonte: Associação dos Magistrados Brasileiros