Total de visualizações de página

quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Guardas Municipais prendem suspeitos de Fraudar o Programa Minha Casa Minha Vida em Juazeiro.


A Polícia Federal está investigando denúncias de cadastro para o programa do Governo Federal Minha Casa Minha Vida mediante pagamento de taxas no valor de R$ 20,00 cobradas por pessoas ligadas a ONG Vidah. Essa Organização Não Governamental envolve pessoas do Grupo GLTB – Gays, Lésbicas, Travestis e Bissexuais.


Hoje pela manhã membros da Guarda Municipal acompanhados dos Secretários de Habitação de Juazeiro, Edmar Tavares, e de Segurança Pública, Cláudio Luz, prenderam duas pessoas acusadas de promoverem o cadastramento. Adriano Nobre, de 32 anos, e Ronaldo Nunes de França, de 29 anos, estavam no Box número 375 do Centro de Apoio aos Romeiros.

Com eles, foram recolhidas duas pastas com uma série de documentos igualmente levados para a Delegacia Regional de Polícia Civil em meio aos quais formulários da Caixa Econômica Federal. Por isso, a autoridade policial designou para a Delegacia de Polícia Federal as investigações por se tratar de programa e instituição federais. Outra pessoa detida foi Margarida Alcântara.




Um inquérito para apurar as denúncias já foi instaurado na DPF e o secretário Edmar Tavares disse ter obtido informações de que uma espécie de cadastramento itinerante já havia sido feito no Mercado Peixe. Ele tem conhecimento de pessoas que revelam a cobrança da taxa. Cláudio Luz, que é agente da PF, observa que o cadastro só pode ser feito por empresas habilitada pela CEF o que não é o caso da ONG Vidah. “Isso é abusar da boa fé para iludir as pessoas”, disse.

Fonte:Site Miséria

terça-feira, 29 de novembro de 2011

Exército proibe cidades pequenas de comprar armas de fogo para guardas. Mas Magistrado discorda.

Segundo o Estatuto do Desarmamento, só podem andar armados os guardas das cidades com população acima de 50 mil habitantes.

Guarda deCabreuva-SP, em treinamento de tiro

Mais uma polêmica: cidades pequenas estão conseguindo na Justiça o direito de adquirir armas para uso da Guarda Municipal, mas o Exército diz que é proibido. Em São Paulo, 35 cidades com menos de 50 mil moradores receberam autorização da Justiça para armar os guardas municipais. A liminar dá direito ao guarda de portar uma arma durante o horário de trabalho.
“Embora a Guarda Municipal tenha uma natureza preventiva, ela estando desarmada, como que ela vai coibir o criminoso? Não tem como enfrentar o criminoso. Por isso que o armamento é, na minha ótica, imprescindível”, afirma o juiz Jayme Walmer.
Mas o Exército, que autoriza a compra da munição e das armas, discorda da interpretação dos juízes. “As cidades com menos de 50 mil habitantes não têm autorização para adquirir armas nem munição”, afirma o major do Exército Alexandre Oliveira Moço.
O Exército leva em consideração o que está escrito no Estatuto do Desarmamento de 2003. Pela lei, só podem andar armados os guardas das cidades com população acima de 50 mil habitantes.
Os prefeitos dos pequenos municípios discordam: dizem que a Constituição Federal está sendo desrespeitada porque, neste caso, o estatuto dá tratamento diferenciado a cidades. Cabreúva, a 80 quilômetros de São Paulo, decidiu renovar o armamento de toda a Guarda Municipal. Mas esbarrou na proibição do Exército, mesmo tendo uma liminar.
“Graças a Deus, nos últimos anos, não havia a necessidade da guarda participar de qualquer ocorrência letal com o uso e disparo de arma de fogo. Ainda bem, porque não conseguimos comprar”, explica César Zarantonello, comandante da Guarda Municipal de Cabreúva.
Em Itupeva, foi a população que doou parte do armamento para a guarda da cidade. “Nós temos recebido doações de armas, de pessoas que se desfazem da arma, e acabam doando para a prefeitura”, afirma Ocimar Polli, prefeito de Itupeva.
Segundo a assessoria jurídica de Itupeva, das 18 armas, 7 foram doadas por moradores e registradas na Polícia Federal em nome da prefeitura. O Exército diz que isso é irregular: “Se ela não está na região metropolitana e não tem mais de 50 mil habitantes, essa doação não será autorizada. Qualquer doação que não seja da forma legal, estabelecida na lei, é irregular e o material pode ser apreendido”, explica o major Alexandre Oliveira Moço.
“Uma decisão transitada e julgada não pode ser questionada por quem quer que seja. Se o Exército está agindo assim, ele está afrontando a coisa julgada. E não poderia ser feito assim”, afirma o juiz Jayme Walmer. ``Grifo nosso.´´

Fonte: G1

Em Piracicaba-SP, confusão entre PMs e Guarda resulta em tiroteio e 2 ficam feridos


Uma confusão entre três policiais militares e um guarda municipal, que estava acompanhado de dois amigos desarmados, acabou em tiroteio na Avenida 31 de Março na madrugada desta sexta-feira (18) em Piracicaba. Tanto os PMs quanto o guarda estavam à paisana, durante período de folga. Um dos acompanhantes do GM, um encanador de 46 anos, tomou um tiro de raspão na cabeça e o guarda foi atingido por um projétil no braço direito. Eles passam bem. De acordo com o guarda municipal, de 27 anos, ele saía do boliche na Avenida Dr. Paulo de Moraes com os dois amigos. Eles ocupavam um Astra quando um Audi, com os três PMs, emparelhou ao lado do carro que um amigo do guarda dirigia. "Eu vi que o carro passou a seguir a gente quando entramos na Avenida 31 de Março. Eu falei para o meu amigo acelerar, porque havia uma base da guarda próximo. Achamos que era um assalto", disse o GM. No Audi, ainda segundo o guarda, um dos três PMs estava com uma arma para fora. O guarda disse também que, neste momento, o PM começou a atirar. Foram sete tiros que acertaram o Astra. Duas balas acertaram o porta-malas, sendo que uma delas pegou de raspão no amigo do GM. Segundo informações do 3º Distrito Policial (DP), onde a ocorrência é registrada nesta manhã, os dois grupos desconfiaram que poderiam ser assaltados. PMs e GM têm versões distintas do ocorrido, segundo atendentes do DP. Todos disseram que não sabiam que os "oponentes" eram policiais. A PM não permitiu que a equipe do EP Piracicaba conversasse com os envolvidos até às 11h05. Armas O subcomandante da Guarda Municipal de Piracicaba, Benedito Antonio Aparecido Moraes, afirmou que os guardas podem usar armas particulares fora do horário de expediente. "Eles têm autorização. Já as armas da corporação ficam guardadas após o final do expediente", afirmou. Ele disse ainda que a PM pode utilizar o armamento da corporação após o término do trabalho. O oficial responsável pelas informações do caso não foi localizado até às 11h54.

Fonte:GCM Guilherme

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Reunião Extraordinária Gabinete de Gestão Integrada Municipal GGIM acontecerá nesta Sexta Feira (25/11).

                                                           
 
CONVITE
Convidamos V.Sa. para Reunião Ordinária do Gabinete
de Gestão Integrada Municipal GGI-M (PRONASCI).
Estado do Ceará
Prefeitura Municipal de Juazeiro do Norte
Secretária Municipal de Segurança Pública e Cidadania
Gabinete de Gestão Integrada Municipal GGI-M (PRONASCI)
Data: 25 de novembro de 2011 (sexta-feira)
Horário: 08h00min
Local: 2º Batalhão Policia Militar Ceará
Endereço: Av. Castelo Branco, s/n
Romeirão - Juazeiro do Norte
PROPOSTA DE PAUTA:
Debate: Segurança Comunitária;
Violência no Trânsito;
Festas de Final de Ano;
Encaminhamentos.
 
 

terça-feira, 22 de novembro de 2011

Sargento aponta arma para Guardas Municipais após filho ser detido em blitz no RS



Vídeo feito pela Guarda Municipal de Novo Hamburgo mostra ameaças.
Segundo Brigada Militar, sargento está de licença por tempo de serviço.




A Brigada Militar de São Leopoldo, Rio Grande do Sul, abriu sindicância para apurar a conduta de um sargento flagrado fazendo ameaças a guardas municipais depois que seu filho foi parado por uma blitz por suspeita embriaguez.
Imagens feitas pela Guarda Municipal na noite do dia 5 de novembro, entregues à Brigada Militar e postadas no Youtube, mostram o momento em que o sargento Valmir Adão da Silva saca a arma e a aponta para os guardas na blitz em Novo Hamburgo. Apontando a arma para os guardas, o sargento afirma “tire a mão de mim” e “o polícia sou eu, rapaz”.
Nas imagens, os guardas pedem que o sargento guarde a arma. Ele responde: “Eu sou polícia, tu é polícia?”, batendo a arma no peito. Um deles afirma: "Se fosse polícia, não faria isso". Os guardas insistem por alguns minutos, pedindo que o sargento largue a arma. Ele chega a engatilhar a pistola, quando uma mulher pede que ele se controle. Ela não foi identificada pela polícia, que acredita ser alguém da família.
Segundo a Brigada Militar, o sargento carregava uma arma particular e possui porte de arma. Conforme investigação inicial, o sargento, que está em licença por tempo de serviço, foi chamado pelo filho que havia sido parado na blitz dos guardas municipais, por suspeita de embriaguez.
De acordo com o tenente-coronel José Nilo Corrêa Alves, comandante do 25º BPM de São Leopoldo, a que pertence o sargento, o policial tem 28 anos de Brigada e já havia sofrido sanções disciplinares, mas afirma que não pode divulgar o teor dos procedimentos.
Segundo o comandante, o sargento e os guardas ainda deverão ser ouvidos na sindicância interna. Um registro de ameaça foi feito pela Guarda Municipal. O sargento entrou em licença em outubro e deve se apresentar em dezembro. O procedimento deve ser encerrado em 20 dias, mas pode ser prorrogado.
Segundo o comandante, se comprovada a infração, o sargento pode receber desde uma advertência até ser excluído dos quadros da Brigada Militar. Ele também informou que o sargento decidiu não se manifestar sobre as imagens.

Fonte: G1

quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Guarda Municipal apreende menor traficando Drogas na Praça do Socorro








No último dia 27/10, por volta das 16:30HS os integrantes do GTM (Grupo Tático Motorizado) em patrulhamento de rotina na praça do Socorro avistaram um menor de iniciais D.F.L de 16 (dezesseis) anos de idade, natural da cidade Toriana no Pernambuco, com filiação de Josefa Cristina da Conceição e João Ferreira de Lima.




Com o menor foram encontrados 12 (doze) papelotes de maconha, R$16,00 (dezesseis) trocados e uma moto Dafra ZIG PLUS, ano 2011-2012, de placa OCJ-4937, em nome de Margarida Maria da Conceição.
O menor foi conduzido ao Juizado de menores para os procedimentos cabiveis.

quinta-feira, 3 de novembro de 2011

Pesquisa realizada pelo Ibope coloca a Guarda Municipal como 3° Instituição na confiança da População

O resultado da Pesquisa realizada pelo CNI-Ibope, denominada Retratos da Sociedade Brasileira: Segurança Pública, trouxe o reconhecimento ao trabalho realizado pelas Guardas Municipais Brasileiras, ficando em terceiro lugar na avaliação de quais são os melhores órgãos públicos responsáveis direta ou indiretamente pela Segurança Pública no país.

A Guarda Municipal é uma instituição considerada ótima/boa por 42% da população, enquanto 38% consideram uma institução regular e 21% acham que a Guarda Municipal é uma instituição ruim/péssima.

    Essa pesquisa só mostra o que alguns setores contrários ao trabalho das Guardas Municipais fingem não ver. Que a população já aprovou o policiamento de comunitário de proximidade feito por estas instituções e que as Guardas Municipais já são as verdadeiras Policias Municipais, promovendo a cidadania e protegendo não só os bens, serviços e instalações Municipais, mas principalmente as populações das cidades Brasileiras .

Fonte: CNI-IBOPE